sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Reunião Regional na Zona Norte - 02/09



Reserve a data para a próxima Reunião Regional:
.15/9 - Sábado - Região Sul*
M´Boi Mirim, Campo Limpo.

*Oportunamente divulgaremos o horário e local do encontro.

Curso técnico de 21 anos é suspenso pela prefeitura

Por Simei Morais e Rafael Italiani do Agora


                                                            Foto: facebook.com/escolamecanicainterlagos
 
A gestão Gilberto Kassab (PSD) interrompeu as aulas de uma escola gratuita de mecânica da prefeitura por não renovar o contrato com a entidade responsável pelo serviço.
Em junho deste ano, a Escola Básica de Mecânica Interlagos, localizada no autódromo de Interlagos (zona sul de SP), formou sua última turma de alunos, com idades entre 15 e 17 anos.
O contrato entre a SPTuris, órgão responsável pelo local, e a Aparepa (Associação Paulista de Reparadores de Veículos Automotores) venceu em março.
Para os estudantes que já estavam matriculados não ficarem sem diploma, que era certificado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), professores e funcionários trabalharam sem receber. 

O curso profissionalizante foi criado pela ex-prefeita Luiza Erundina (PSB) em 1991. Os contratos entre a Aparepa e a prefeitura eram renovados a cada cinco anos.
A entidade afirma que recebia R$ 20.984 para pagar professores e outras despesas. As instalações da escola pertencem à prefeitura. 

Resposta
 
A SPTuris afirma que o curso está "temporariamente interrompido" porque não é possível renovar o contrato atual.
Segundo a prefeitura, de acordo com a legislação, o tempo máximo de contrato, incluindo a prorrogação, é de cinco anos.
Ainda de acordo com a administração municipal --que não explicou como o contrato foi renovado ao longo de 20 anos--, a administração do autódromo de Interlagos está empenhada em dar continuidade à Escola Básica de Mecânica Interlagos. 

A administração municipal ainda afirma que a Aparepa e a escola sabem da necessidade de se buscar uma alternativa para a unidade desde 2010.
A prefeitura diz também que "está empenhada em achar uma solução" e que orientou a direção da unidade a não programar novas turmas que pudessem coincidir com o fim do contrato, para evitar a "interrupção das aulas e prejuízo aos participantes".
Segundo o Centro Paula Souza, responsável pelas Etecs (escolas técnicas) do governo do Estado, a entidade mantém um convênio com a prefeitura desde 2009 para cursos técnicos em CEUs (centros de educação unificados).

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Reunião Regional com Luiza Erundina na Zona Leste - 26/08





Reserve a data para a próxima Reunião Regional:
.
02/9 - domingo - 10 horas - Região Norte
Jaçanã, Santana, Tucuruvi, Vila Maria.

*Oportunamente divulgaremos os locais desses encontros.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Deputada Luiza Erundina critica processo de escolha de integrantes do Conselho de Comunicação Social.

Trecho do discurso proferido pela Deputada no Plenário.

"Fica comprovado o quanto o espaço de debate político nessa casa é pequeno. Apenas um grande expediente sorteado meses a fio, quando não, às vezes, anos a fio para se ser sorteado para ter um tempo maior de diálogo com essa casa e a sociedade através dos meios de comunicação de massa. E aqui fica novamente a denúncia; o repúdio à forma autoritária, nada democrática do Congresso Nacional; do Senado Federal na forma de encaminhar uma iniciativa que há muito deve, que é a eleição do novo Conselho de Comunicação Social e sua posse feita da forma mais clandestina possível, quando se trata de um espaço de representação da sociedade civil.".


Para ouvir o áudio da matéria clique aqui.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Conselho de Comunicação Social: hora de abrir o diálogo com a sociedade civil

Nesta quarta-feira, 8 de agosto, tomam posse os novos integrantes do Conselho de Comunicação Social (CCS), órgão consultivo do Congresso Nacional para temas da comunicação. A Frente Paulista pelo Direito à Comunicação e a Liberdade de Expressão (FRENTEX-SP), que reúne dezenas de organizações paulistas que atuam neste campo, vem a público neste momento se somar a diversas entidades em sua crítica à forma antidemocrática de composição do novo Conselho.

Fora de funcionamento desde 2006, o CCS teve suas novas representações da sociedade civil escolhidas sem qualquer diálogo ou interação com as entidades que historicamente discutem esta agenda com a população brasileira. Tampouco a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação, integrada por mais de 180 parlamentares e com representação da sociedade civil, foi ouvida. A votação aconteceu, inclusive, numa sessão do Congresso que não previa esta pauta, às vésperas do recesso parlamentar.

Desta forma, ocuparam as vagas da sociedade civil setores ligados a igrejas, com relações pessoais com o senador José Sarney, presidente do Congresso, e até empresários de comunicação. Movimentos sociais e a diversidade brasileira, incluindo seus aspectos de gênero e étnico-racial, ficaram assim completamente excluídos de um dos pouquíssimos espaços de participação social da área da comunicação. Para um Conselho que tem como tarefa analisar questões como liberdade de expressão e de informação e o conteúdo dos meios de comunicação de massa brasileiros, a atual composição do CCS carece de pluralidade e representatividade, e vai contra os princípios e resoluções aprovados na I Conferência Nacional de Comunicação (I Confecom), da qual o Poder Legislativo participou.

A Frente Paulista pelo Direito à Comunicação e a Liberdade de Expressão (FRENTEX-SP) espera, assim, que os ocupantes dos assentos da sociedade civil que tomarão posse neste dia 8 de agosto, assim como os representantes dos trabalhadores da comunicação no Conselho, abram um imediato e amplo diálogo com as organizações e movimentos sociais do setor e conduzam seus mandatos da forma mais representativa possível. É o mínimo que requer a democracia brasileira.


São Paulo, 07 de agosto de 2012.


Frente Paulista pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão - FRENTEX-SP