quinta-feira, 27 de março de 2014

Dia da Memória e da Justiça



Convite:
Dia da Memória e da Justiça
50 anos do Golpe de 1964: Ditadura Nunca Mais

Eventos no dia 1º de abril na Câmara dos Deputados vão prestar homenagem à resistência democrática.

A Câmara dos Deputados presta homenagem à resistência e à luta pela democracia durante os 50 anos do Golpe de 1964. O objetivo dos atos públicos é resgatar a memória e promover o direito à verdade sobre os Anos de Chumbo.

O Dia da Memória e da Justiça começa às 9h30 com uma sessão solene em homenagem à resistência à Ditadura Militar e em defesa da democracia. A sessão solene atende a um requerimento da deputada Luiza Erundina (PSB/SP).

No mesmo dia será inaugurada a Exposição “Resistência e Reconstrução Democrática” no corredor principal da Câmara dos Deputados. A exposição fica disponível para visitação até final de maio.

Às 14h um ato público da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) vai reinstalar sua Comissão Parlamentar da Verdade, e abrir a palavra a personalidades que lutaram pela verdade e a justiça no caso das violações da ditadura civil-militar. O evento será realizado no Auditório Nereu Ramos, no Anexo IV.

Às 17h haverá a cerimônia de aposição da escultura do busto do ex-deputado Rubens Paiva, no Hall da Taquigrafia da Câmara. Às 18h, será lançado o livro “Perfis Parlamentares – Rubens Paiva”, do autor Jason Tércio, no Foyer do Auditório Nereu Ramos. Na mesma área haverá intervenções artísticas.

No mesmo auditório, às 18h30, começa o ato público com presença dos presidentes do PT, PCdoB, PDT, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), da CDHM, de familiares de João Goulart, Rubens Paiva e Honestino Guimarães e representantes das fundações Perseu Abramo, Maurício Grabois, Leonel Brizola e Alberto Pasqualini.

Todos os eventos são abertos à comunidade.

Aos acadêmicos serão fornecidos certificados de participação.