quinta-feira, 26 de março de 2015

Movimento propõe uma nova esquerda



DCI - 23/03/2015 - Diego Felix

Em sintonia com os rumos de uma política mais inclusiva e cidadã, grupo que conta com o apoio de Luiza Erundina quer trazer novos pontos para o debate da democracia

Insatisfeitos com o clima de "falta de esperança" na política nacional, o grupo político "Raiz Movimento Cidadanista", liderado pela deputada federal Luiza Erundina (PSB), pretende trazer um debate mais à esquerda contra o que chamam de "castas políticas".

O Raiz - que já foi chamado de Movimento Avante - quer seguir a linha adotada por partidos como o espanhol Podemos e o grego Syriza, que tratam a política de uma forma mais horizontal e com maior participação.

Um dos responsáveis pelo movimento é Célio Turino, ex-militante do PCdoB e ex-porta-voz da Rede Sustentabilidade em São Paulo.

Ao DCI, Célio disse que a ideia do movimento é construir bases sólidas nos estados e então partir para a busca de assinaturas necessárias para entrar com pedido de registro no TSE.

"Propomos ir à raiz dos problemas. A crise que vivemos vai exigir uma nova força política e queremos dar nossa contribuição nessa fase", diz.

Luiza Erundina, o nome de maior alcance dentro do movimento, afirma que não quer personalizar o partido para não descaracterizá-lo. A deputada vê na iniciativa um novo caminho para a esquerda brasileira, que já não se sustenta mais nos velhos paradigmas de sempre e precisa atrair jovens.

"Queremos uma mudança radical na cultura política e na forma como se organiza a política. Nossa proposta é de trazer a democracia direta, participativa, ao alcance de todos. O mundo está revolucionado e a esquerda não consegue acompanhar essa mudança", afirma.

O movimento, que será fundado no simbolismo do 1° de maio, conta com o apoio de cerca de 500 militantes, vindos do PSOL, PSB, PT e da Rede, organizados em 18 estados.