quinta-feira, 5 de julho de 2012

'Operação Condor' mostra necessidade de se rever Lei da Anistia, diz Erundina

 
Para a deputada federal, muitos crimes ocorridos no período da ditadura no Brasil ainda serão desvendados (Foto: PSB-Paraíba) 

 
São Paulo – Seminário internacional sobre a Operação Condor, organizado pelo governo federal e pela Câmara dos Deputados, em Brasília, tem avaliação positiva da deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), que preside a Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça, e é também uma das organizadoras do evento. A atividade, iniciada ontem (4), terminará na tarde desta quinta-feira (5).
A Operação Condor foi uma articulação político-militar entre Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O objetivo era eliminar ativistas de esquerda que lutavam contra as ditaduras em seus países.

“O resultado do debate de ontem, somado com o que ocorre hoje certamente deixará elementos e sugestões de iniciativas a partir desse seminário. Há um enorme interesse sobre o tema e há muita coisa para se descobrir sobre essa ação criminosa que foi feita entre os vários países do cone-sul, o que mostra que o terrorismo de estado de fato ocorreu”, disse Erundina.

Segundo a deputada, o seminário contribuirá principalmente para o debate sobre Lei da Anistia brasileira e o papel de agentes do estado responsáveis por crimes durante a ditadura militar (1964-1985). “Mantida a posição do Supremo a respeito da Lei de Anistia, a Comissão da Verdade vai simplesmente produzir um relatório para ser colocado no arquivo nacional. Isso não justifica tanto tempo de espera”, afirmou.

“Espera-se que esse processo de mobilização e de pressão da sociedade sobre o Congresso e sobre a Comissão Nacional da Verdade resulte na possibilidade de se ter uma revisão da Lei de Anistia. A articulação latino-americana, a partir desse seminário, vai exercer pressão política e expor o Brasil à opinião pública”, disse. O resultado desses debates será entregue à Comissão Nacional da Verdade. 

Publicado em 05/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário