quinta-feira, 14 de novembro de 2013

PL prevê presença de defensor público em interrogatórios de adolescentes

Sérgio Francês   
Luiza Erundina quer garantir o direito dos adolescentes
 
A presença de advogado ou defensor público em interrogatório de adolescentes envolvidos em algum processo pode passar a ser obrigatória. É o que prevê o Projeto de Lei nº 5.876/2013, da deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), em tramitação na Comissão de Seguridade Social e Família. Na proposta, o defensor deve ser nomeado previamente pelo juiz da Infância e da Juventude ou pelo juiz que exerça essa função, na forma da Lei de Organização Judiciária local.

Atualmente, o procedimento de apuração do ato infracional atribuído a adolescentes pode ser feito apenas pelo representante do Ministério Público, que decidirá se oferece ou não representação contra o menor. A proposta de Erundina altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para a socialista, essa fase de inquérito é importante e, por essa razão, é necessário que o adolescente tenha ao seu lado o defensor ou advogado. “Deve se respeitar o princípio do contraditório e da ampla defesa consagrados na Constituição Federal. Além do que, o adolescente deve ser considerado como um ser em desenvolvimento, necessitando de assistência de um defensor”, explica a socialista.

Se aprovada na Comissão de Seguridade, a proposta, sujeita a apreciação conclusiva nas comissões, segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Liderança do PSB na Câmara

Um comentário:

  1. Sem dúvida, trata-se de uma iniciativa necessária do ponto de vista do direito à ampla defesa. Porém, não é suficiente, porque limita a conduta do adolescente na esfera da judicialização. Não basta. O Poder Público, antes, deve investir em políticas públicas de inclusão social dos jovens filhos de pobres, de famílias social e economicamente desestruturadas, com direitos fragilizados, submetidos a condições de vida sob risco. O Estado deve desconcentrar a riqueza e a renda, promover justiça social, com educação e saúde de qualidade, moradia decente, emprego e renda, visibilidade social, pertencimento a esses jovens, ou seja, prevenção primária.
    Tenente Paz

    ResponderExcluir