terça-feira, 13 de novembro de 2012

OAB homenageia advogados de presos políticos


Brasília – O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil prestará nesta terça-feira (13) homenagem aos advogados de presos e perseguidos políticos na ditadura militar (1964-1985), em cerimônia a partir das 18h no auditório da sede da entidade em Brasília. O ato, que será conduzido pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, é intitulado “Memória à advocacia da resistência política” e representa uma contribuição da entidade ao resgate da história brasileira desse período. Ele está sendo organizado em parceria com a Comissão Parlamentar Memória,Verdade e Justiça da Câmara, presidida pela deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), e abrange advogados que atuaram contra a ditaura em várias partes do País.  

O evento marcará também o lançamento da Comissão Especial da Verdade do Conselho Federal da OAB, recém-criada por Ophir Cavalcante, com objetivo de subsidiar a Comissão da Verdade instituída pelo governo federal para trabalhar na busca da verdade histórica sobre mortes e desaparecimentos no período da ditadura militar. Na casião, inclusive,  haverá assinatura de um protocolo de cooperação entre a Comissão Especial da Verdade, presidida pelo membro honorário vitalício da OAB, Cezar Britto, e a Comissão Nacional da Verdade, que é coordenada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp.

Além de diversos advogados que serão homenageados por sua luta em defesa de presos e perseguidos políticos, a cerimônia contará com a participação da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes; de representantes da Comissão Nacional da Verdade; Comissão de Constituição e Justiça e Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados; Comissão da Anistia do Ministério da Justiça; presidentes de Seccionais da OAB e conselheiros federais da entidade.

*Fonte: OAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário