Aos 77 anos, a deputada
federal Luiza Erundina fala de sua vocação à vida pública, da necessidade de
posturas éticas e da importância dos valores cristãos na sua vida. Com rigor e
objetividade, analisa a situação atual do Brasil à luz de sua vasta experiência
política.
Paraibana, Luiza Erundina de Sousa é a sétima filha de
Antonio Evangelista de Souza e Enedina de Souza Carvalho. Nasceu em 30 de
novembro de 1934 em Uiraúna (PB). Passou a adolescência ajudando a família.
Luiza Erundina repetiu a 5ª série duas vezes só para não parar de estudar, já
que na escola aonde aprendeu as primeiras lições não havia curso ginasial (hoje
ensino fundamental). Aos 10 anos foi morar em Patos (PB) na casa de uma tia,
para cursar os Ensinos Fundamental e Médio.
Formada em Serviço Social, pela Universidade Federal da
Paraíba (UFPB), a leiga cristã, mestre em Ciências Sociais, parlamentar e
professora universitária, assumiu seu primeiro cargo público aos 24 anos, como
Secretária de Educação e Cultura de Campina Grande (PB), em 1958. Nos anos de
1968/1969 fez mestrado em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e
Política em São Paulo.
Em 1971 mudou-se definitivamente para São Paulo (SP), fugindo
da perseguição política oriunda da ditadura militar. Luiza Erundina militava na
Pastoral da Terra da Arquidiocese da Paraíba, onde trabalhou com o arcebispo
Dom José Maria Pires. Na capital paulista, prestou concurso público para
assistente social da Prefeitura e passou a trabalhar junto aos movimentos
populares. Ao mesmo tempo, lecionou em várias faculdades. Fundadora do Partido
dos Trabalhadores (PT) em 1980, foi eleita vereadora da capital em 1982;
deputada estadual em 1986; prefeita de São Paulo em 1988 e Ministra da Administração
Federal no governo do então presidente Itamar Franco, em 1993.
Em 1997 deixou o PT e filiou-se ao Partido Socialista
Brasileiro (PSB), legenda pela qual elegeu-se deputada federal em quatro
eleições consecutivas: 1998, 202, 2006 e 2010. Na última eleição, foi eleita
com mais de 214 mil votos, sendo a mais votada na capital e a 10ª no estado de
São Paulo.
Atualmente Luiza Erundina é membro titular de duas comissões
permanentes da Câmara dos Deputados: Comissão de Ciência e Tecnologia,
Comunicação e Informática (CCTCI) e Comissão de Legislação Participativa (CLP).
A história dessa mulher com a Igreja Católica é longa e
fértil. Sua vocação política sempre teve inspiração cristã. A fé de Luiza
Erundina tem suas raízes na experiência de Deus, na sua vida de comunidade e na
ação pedagógico-educacional. Hoje, aos 77 anos, Luiza Erundina, como deputada,
continua dando testemunho de sua fé. Ela concedeu entrevista à Rogate, falando de sua vida, sua fé e
sua vocação.
Rogate: Qual a imagem
de Jesus que a senhora carrega desde os tempos da menininha paraibana que
cultivou uma espiritualidade encarnada?
Luiza Erundina: Somos de uma família simples e humilde. Meus
pais eram católicos praticantes. Desde criança aprendi com eles a viver e a me
comportar de acordo com os valores cristãos de honestidade, solidariedade com o
outro, apego à verdade, simplicidade e coerência. As figuras de Jesus e Maria
eram o foco e inspiração da minha espiritualidade, com forte exigência de
encarnar a fé na vida e na história.
Rogate: A palavra
vocação significa chamado. A senhora dedicou toda sua vida à atividade pública.
Pode-se dizer que essa é sua vocação?
Luiza Erundina: Já na adolescência senti um apelo forte em
relação ao sentido coletivo da vida. Tanto é que a dimensão pessoal da minha
vida sempre esteve condicionada à opção pela vida pública. Acho que esse apelo
e essa vontade irresistível de responder a ele podem, sim, ser considerados um
sinal de vocação.
Rogate: Como alguém que
expressa publicamente a fé em Jesus e nos seus ideais, quais as principais
inspirações cristãs que lhe orientam na vocação de servir ao próximo?
Luiza Erundina: Sinto uma grande identidade com os mais
pobres, com os que são vítimas de injustiça. O amor incondicional ao próximo,
particularmente em relação aos que mais sofrem, é a força que me move e me faz
perseverar na luta em defesa dos seus interesses. Acho que esses sentimentos
são expressões da presença de Deus em minha vida e o sentido maior da minha
missão no mundo.
Rogate: Na Paraíba
houve perseguição aos membros da Pastoral da Terra. A jovem Erundina fazia
parte desta pastoral. Como ocorreu essa perseguição?
Luiza Erundina: Sim, trabalhei na Pastoral da Terra quando
Dom José Maria Pires era Arcebispo da Paraíba. Aonde íamos, havia alguém
espionando e o cerco foi se fechando até que fui forçada a sair de lá. Viajei
magoada, com a sensação de ter deixado a luta para trás. Só que quando cheguei
em São Paulo, e fui trabalhar nas favelas e nos cortiços, descobri que a luta
também estava lá. Há luta no campo, pela reforma agrária, e na cidade, pela
reforma urbana. Portanto, o motivo da luta era o mesmo, ou seja, a questão da
propriedade da terra. A luta pela democratização do acesso à terra rural e à
terra urbana.
Rogate: Em São Paulo,
quando a senhora chegou, em 1971, continuou alimentando a vida de fé e
participando da comunidade católica. Quais os principais desafios encontrados?
Luiza Erundina: No início foi muito difícil, como o é para
todo nordestino que migra para São Paulo. O preconceito e a discriminação são
reais, sobretudo há quarenta anos. Agora é um pouco melhor, depois que uma
imigrante nordestina ousou ser prefeita da cidade. Naquele tempo, minha vida de
fé se alimentou na convivência e no trabalho com as Comunidades Eclesiais de
Base (CEB´s), na periferia da cidade, onde a vivência cristã, inspirada na
Teologia da Libertação, nos animava e nos integrava como irmãos.
Rogate: De descendência
pobre, mulher, nordestina... Chegando à Prefeitura da maior cidade brasileira.
Nesta sua trajetória a senhora afirmou ter sofrido preconceito. Mas como os
superou? Hoje a senhora se considera uma paraibana paulista?
Luiza Erundina: embora alvo de preconceitos nunca me coloquei
na condição de vítima. Procurei transformar o preconceito em mais uma causa
pela qual lutar. É uma luta ideológica contra um sentimento, nem sempre
consciente, mas profundamente arraigado na cultura da sociedade. E muito
presente no comportamento preconceituoso de alguns em relação a outros que, por
serem diferentes, são considerados inferiores e são tratados como tal.
Considero-me uma paraibana em São Paulo e uma paulista na Paraíba.
Rogate: A senhora atuou
na política quando residia na Paraíba. Ao se transferir para São Paulo foi
possível perceber grande diferença na prática política destas duas regiões do
país?
Luiza Erundina: Minha militância política na Paraíba começou
no movimento estudantil e na Ação Católica. Depois, como profissional, junto
aos movimentos populares. Lá no meu estado não tive militância partidária. Em
São Paulo, retomei minha militância como assistente social junto aos
movimentos. Isso me levou à militância no movimento sindical, onde conheci Luiz
Inácio Lula da Silva. A partir daí me envolvi na fundação e construção do PT.
Rogate: A senhora é
reconhecida nacionalmente entre as referências éticas na política de nosso
país. Como conseguiu lidar com os possíveis tradicionalismos, ou elitismos, que
marcaram não só a política paulista, mas, sobretudo, a brasileira?
Luiza Erundina: Foi minha origem de classe trabalhadora que determinou
minhas posições e práticas políticas. Procuro ser fiel a esse modo de ser. É
isso que me ajuda a não me deixar influenciar e me contaminar com práticas
tradicionais e elitistas da política. Graças a Deus, e à minha relação com o
povo, acho que tenho conseguido.
Rogate: Como articular
a fé em Jesus Cristo e a adesão ao seu projeto com o compromisso efetivo no
âmbito público?
Luiza Erundina: A fé em Jesus e a opção pela política como um
meio de servir aos irmãos estão imbricadas. Acho que quanto mais eu conseguir
ser fiel à minha fé, tanto mais serei consequente e eficaz na construção do
projeto político com o qual estou comprometida.
Rogate: É comum
dizerem-se cristãos pessoas flagradas em atos desonestos e que atuam como
representantes públicos. Nos dias atuais aumentou o abismo entre aquilo que se
prega e aquilo que se faz?
Luiza Erundina: A vida em sociedade exige de todo cidadão e
cidadã uma postura ética, como pressuposto básico do comportamento de cada um e
nas relações entre eles. Ainda mais para quem se diz cristão e exerce um
mandato popular ou cargo público! Neste caso, a exigência é ainda maior pela
repercussão dos seus atos e suas consequências para o interesse público. Não se
trata, apenas, de cobrar coerência entre discurso e prática. É mais que isso. É
uma exigência e um pressuposto de toda mulher e de todo homem públicos.
Rogate: Por causa de
exemplos negativos, há lideranças comunitárias que evitam se envolver na
política partidária com a conhecida alegação de que “a política corrompe” e de
que “pessoas honestas não têm vez nem voz na política”. Qual sua opinião a
respeito?
Luiza Erundina: Lamentavelmente o mau comportamento de alguns
políticos termina por afastar as pessoas, sobretudo os jovens, da política. Mas
é preciso fazer essas pessoas entenderem que a política é uma das atividades
mais sagradas e indispensáveis a toda sociedade, e é estando no meio dos que a
praticam que podemos transformá-la. Uma coisa é a política; outra são os
políticos e, como em toda ação humana, há os que são fiéis e outros que traem o
compromisso assumido. É preciso distinguir para não ser injusto.
Rogate: Antes da
ditadura militar, mais especialmente no período ditatorial, a Igreja Católica
teve uma atuação decisiva na defesa dos direitos e na defesa da vida e da
liberdade. Muitos mártires católicos no Brasil surgiram neste período. Como a
senhora vê a Igreja hoje e qual a perspectiva para o futuro?
Luiza Erundina: A Igreja Católica da Teologia da Libertação
cumpriu um papel determinante na defesa dos direitos humanos e na democracia do
país. Hoje, porém, tem uma posição recuada em relação a questões de natureza
política de interesse geral da sociedade. Cito com exemplo a luta pela criação
da Comissão Nacional da Verdade para investigar os crimes da ditadura militar e
punir os responsáveis por eles. Até hoje a Igreja não se manifestou a esse
respeito.
Rogate: Em decorrência
dos recentes casos envolvendo ministros e repasse de verbas para Organizações
Não Governamentais, o Governo Federal tem sido extremamente exigente com as
entidades sociais, burocratizando o repasse de recursos e dificultando o
trabalho das entidades. Isto tem causado transtornos que podem inviabilizar
muitos atendimentos sociais. O que deveria ser feito para solucionar ou
minimizar o problema?
Luiza Erundina: É preciso uma regulamentação clara e
simplificada e, sobretudo, uma fiscalização permanente e rigorosa.
Rogate: Como estimular
a participação dos jovens na vida política do país?
Luiza Erundina: Passa por educação política dos jovens nas
escolas, em todos os níveis, nas famílias e comunidades que eles frequentam.
Rogate: Há quem diga
que vivemos tempos pós-modernos, onde o consumismo, a busca pelo prazer, o
relativismo, a globalização, entre outros aspectos, têm abafado a luta por
ideiais. Qual o impacto de tudo isso na participação política, em especial dos
jovens?
Luiza Erundina: O modo de vida atual, estimulado pela mídia
que reforça o individualismo, a competição e a falta de solidariedade, sem
dúvidas contribui para o descrédito em relação a sonhos e utopias e,
consequentemente, para arrefecer a luta e o compromisso com ideias, o que
certamente impacta negativamente na participação política, especialmente dos
jovens.
Rogate: É possível
afirmar que diante da redemocratização e dos “novos tempos”, a participação
político-partidária tem sido substituída por outras bandeiras, como a luta em
defesa da ecologia, por exemplo?
Luiza Erundina: Os partidos políticos deixaram de ser
referência por terem perdido sua identidade ideológica e política e, por isso,
não passam de legendas para disputa de poder. Assim, a luta política passou a
ser feita através dos movimentos em torno de questões temáticas, como a
ecologia. Contudo, não são excludentes; podem se completar e se reforçar.
Rogate: O fato de o PT
estar à frente do Governo Federal por três mandatos, e muitas lideranças
políticas que atuavam no movimento popular estarem inseridas no governo, pode
ser uma das explicações para a pouca participação da juventude na política e a
desestruturação de alguns movimentos populares?
Luiza Erundina: Isso influenciou, mas não é a única
explicação. Os jovens perderam o interesse pela política e deixaram de
participar por várias razões, sendo a mais importante, a meu ver, o
esvaziamento dos partidos políticos. Quanto à desestruturação de alguns
movimentos populares, isso se deve ao fato de as lideranças não terem sido
renovadas e as bandeiras de luta terem esgotado. Além disso, as instituições
que mais contribuíam para sua formação política, como as Comunidades Eclesiais
de Base, o Partido dos Trabalhadores (CUT) e a União Nacional dos Estudantes
(UNE), entre outras, deixaram de fazê-lo.
Rogate: Qual sua
opinião sobre a situação política, social e econômica do Brasil de hoje em
comparação com o passado?
Luiza Erundina: A situação econômica e social do Brasil está
melhor. Já a situação política é grave. A representação está em crise. A
democracia direta não está sendo exercida, os partidos políticos pouco
significam e há um descrédito generalizado nos políticos. E, pior que isso:
desacredita-se na política. A corrupção tem sido fator de desprestígio e
rejeição da ação política, o que é muito grave para a democracia.
Rogate: Estamos em uma
ano eleitoral e os cidadãos têm uma grande dificuldade para escolher um candidato
que mereça o seu voto. A senhora poderia indicar alguns critérios a serem
usados na hora da escolha dos candidatos?
Luiza Erundina: Antes de tudo, é preciso conhecer a história
do candidato, saber quais são suas propostas e analisar se correspondem ao cargo
que está disputando. É preciso também conhecer as posições e os compromissos do
partido pelo qual disputa, embora atualmente isso pouco signifique. Exigir do
candidato ou candidata, sobretudo comportamento ético na vida pessoal e na vida
pública.
Rogate: Você nunca
deixou de lutar por aquilo que acredita, e sempre foi guiada pela fé e pela
esperança. Que mensagem poderia deixar aos animadores e animadoras vocacionais,
leitores da revista Rogate.
Luiza Erundina: A fé e a esperança são virtudes cristãs que
devemos viver em plenitude, encarnadas na história pessoal e na história
construída junto com os irmãos. É isso, a meu ver, que dá sentido à escolha que
fazemos e que acreditamos ser o desígnio de Deus sobre nós. A fidelidade a esse
desígnio nos faz pessoas mais felizes.
*Entrevista realizada em janeiro de 2012
*Entrevista realizada em janeiro de 2012
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