terça-feira, 11 de outubro de 2011

Seminário discutirá formas de desenvolver a comunicação pública no Brasil



*Publicado no Jornal da Câmara em 30/10/2011
 
A Câmara deve realizar nos dias 23, 24 e 25 de novembro um seminário internacional sobre comunicação pública, com o objetivo de discutir formas de atualizar e desenvolver o setor  no Brasil. A informação é da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular, que organiza o evento em parceria com a Secretaria de Comunicação da Casa.

A deputada esteve reunida na quarta-feira com o presidente da Câmara, Marco Maia, para pedir apoio ao seminário. Segundo Erundina, Maia solicitou que fossem feitos orçamentos com a previsão de gastos do encontro.

Erundina destacou a importância de se debater a comunicação feita por órgãos públicos, entidades educativas e comunitárias. "O campo público é aquele que nunca é contemplado, seja do ponto de vista do ordenamento legal, jurídico e normativo, seja do ponto de vista da política de comunicação".

Marco regulatório - A deputada lembrou ainda que o seminário vai ocorrer em meio à discussão sobre  o marco regulamentório das comunicações, que deve ser enviado em breve pelo Executivo ao Congresso Nacional. A proposta reunirá em um só texto um conjunto de regras para o setor.

Para Erundina, é preciso atualizar as leis da área, principalemente porque existem novas tecnologias. "Além disso, até hoje não foram regulamentados os artigos da Constituição sobre a regionalização das comunicações, a multiprogramação, a produção independente e o respeito à diversidade cultural do País. Estamos praticamente no marco zero no campo nesse setor", completou.

A idéia é que ao final do seminário internacional seja divulgado um documento com conclusões que servirão de subsídios para ajudar no debate sobre o marco regulatório.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário