segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ex-prefeita da cidade de São Paulo visita o Jornal do Cambuci

     A candidata que disputaseu quarto mandato, a Deputada Federal pelo PSB-SP, Luiza Erundina de Sousa visitou o Jornal do Cambuci & Aclimação na última sexta feira (23). Durante bate papo, Erundina enfatizou que seu trabalho é instrumento a serviço da sociedade e do interesse público.

     Erundina já administrou a cidade de São Paulo de 1989 e 1992. Entre as suas realizações, estão o governo voltado à periferia e ao social; a administração descentralizada, o orçamento participativo; a reforma tributária do município; a construção de 36.000 casas populares; a canalização de córregos, o incentivo aos mutirões e a urbanização de favelas; a implantação da coleta seletiva do lixo; a criação do sistema de sacolões, melhorando o abastecimento urbano; a construção de 80 novas creches; a municipalização dos transportes coletivos; a adoção do governo itinerante; a recuperação da Biblioteca Mário de Andrade e a criação das Casas de Cultura.

     Hoje com 75 anos e agora com três mandatos como deputada, aprovou Leis e encaminhou tantos outros Projetos de Lei, Propostas de Emenda Parlamentar e diversas iniciativas voltadas para educação, para o fortalecimento da Legislação Participativa, para uma mais efetiva e mais eficiente participação da mulher na política, para as áreas de saúde, habitação e segurança, e diversos outros aspectos da vida dos brasileiros - com o particular dos paulistas e dos paulistanos, a quem afirma ter a honra e o privilégio de representar na Câmara dos Deputados.

     "Há temas que se destacam entre as prioridades do nosso mandato parlamentar, como a Reforma Política. Criamos a Frente Parlamentar pela Reforma Política, que vem desenvolvendo intensa agenda de debates referentes ao assunto".

     Em sua opinião o que deixou marcado em seu mandato como prefeita foi a ousadia como a primeira mulher a governar a cidade de São Paulo.

     A ex-prefeita é reconhecida por sua importante atuação no cenário político brasileiro, e respeitada por políticos de todos os partidos e cidadãos de todas as tendências. Nordestina, migrante e socialista,
Erundina é figura entre as mulheres que revolucionaram o século 20. Conhece como poucas pessoas a força do preconceito e da discriminação.

     Desde muito jovem sentiu-se motivada a mobilizar-se, sua trajetória é de luta. Saiu so sertão da Paraíba, onde nasceu, de família pobre e trabalhadora, e foi para São Paulo, em 1971, no auge da ditadura militar. Trabalhou como professora, assistente social da prefeitura, atuou nas favelas da periferia da grande metrópole, onde reencontrou, em situação de pobreza e marginalidade, seu povo nordestino.

      Em 1979, eleita presidente da Associação Profissional de Assistentes Sociais de São Paulo, recebe convite do metalúrgico Lula para fundar o Partido dos Trabalhadores. Eleita vereadora pelo PT, 1982, em 1986 candidata-se a deputada estadual. Dois anos depois, vencendo todos os prognósticos, elege-se prefeita de São Paulo, uma das quatro maiores cidades do mundo, com mais de 1.500.000 votos.

      Sua prática política, segundo informou tem sido marcada por sua formação de educadora social.

      Nos últimos três mandatos a frente como deputada federal, Erundina conseguiu sete projetos de leis, quatro deles importantes e relevantes na questão social. Um deles garante a vinculação da gestante ao pré-natal, isso é uma resposta a mortalidade materna. Outro foi a alteração do estatuto da criança e do adolescente. "Essa campanha contra a prostituição de crianças e adolescentes foi uma alteração, um projeto meu, em seu artigo 244, que estabeleceu a edificação desse crime, estabelecendo punição de 4 a 10 anos para o criminoso. E tembém pune donos de postos, bares e comércios que de alguma forma forem conivente ao crime. Isso eleva multa alta e fechamento do estabelecimento", diz.
      O Fundo Nacional Penitenciário, que é administrado pelo Ministério da Justiça é outro projeto da parlamentar, que destina recursos para assistência aos familiares dos presos.
      Ela agregou a esse fundo parte dos recursos para serem somados na construção de casas e abrigos para mulheres vítimas de violência doméstica. Hoje é um programa do país todo, que possibilita as prefeituras construírem casas e abrigos, bem como mantê-las em prol dessas mulheres.
     Muitas outras leis e projetos foram e serão aprovados dentro de seu mandato, mas sua prioridade para a próxima gestão, sendo eleita, estará voltado para a Reforma Política.
     Quando elegeu-se Prefeita de São Paulo Erundina recebeu o jornalista Roberto Casseb em sua residência e concedeu uma entrevista exclusiva. Fomos o primeiro veículo de comunicação a entrevistar a então recém eleita prefeita de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário