terça-feira, 22 de outubro de 2013

Frentecom se reúne para debater rádio digital e organizar I Fórum da Comunicação pública


A Coordenação da Frentecom (Frente Parlamentar Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação), coordenada pela deputada Luiza Erundina, reuniu-se, nesta terça-feira (22/10), no Plenário 3 da Câmara dos Deputados.

Entre as entidades que fazem parte da coordenação da Frente, estiveram presentes representantes da Fitert (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Rádio e TV), FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Mídia), Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social), Frenavatec (Frente Nacional pela Valorização das TVs do Campo Público), Fittel (Federação Interestadual dos trabalhadores em Telecomunicações), Viração Educomunicação, Amarc Brasil (Associação Mundial de Rádios Comunitárias) e Arpub (Associação de Rádios Públicas do Brasil).

Na pauta, dois assuntos: a organização do I Fórum Nacional da Comunicação pública, previsto para acontecer no primeiro semestre de 2014, e o processo de implantação do rádio digital no Brasil.

O I Fórum Nacional da Comunicação Pública dará continuidade às discussões do Seminário Internacional Regulação da Comunicação Pública, ocorrido em março de 2012, também promovido pela Frentecom. Na reunião desta terça-feira ficou definido que o grupo de trabalho criado para organizar o Fórum será coordenado por representantes da Viração, Abepec e Intervozes. A ideia é que a data e o tema central do Fórum sejam definidos já na próxima reunião da Frentecom.
O segundo assunto da pauta tem sido motivo de grande debate na Subcomissão Especial de Rádio Digital da CCTCI da Câmara dos Deputados, criada para analisar o tema na Casa. A deputada Luiza Erundina, membro da Subcomissão, lembrou que antes de qualquer tomada de decisão sobre o padrão e modelo a serem adotados pelo Brasil, o assunto deve ser discutido mais a fundo, para que emissoras que operam em ondas curtas e médias não sejam prejudicadas com a passagem do sistema analógico para o digital.

A próxima reunião da Coordenação da Frentecom acontece no dia 5 de novembro, na Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário