sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Ato em defesa dos indíos Xavantes e de D. Pedro Casaldáliga



A Câmara Municipal de São Paulo, em uma iniciativa do vereador Toninho Vespoli (PSOL) e do Comitê de Solidariedade ao bispo Dom Pedro Casaldáliga, recebeu nesta quinta-feira mais de 300 pessoas para um ato em defesa da comunidade indígena Xavante, localizada no Mato Grosso, e do bispo Casaldáliga.

No ano passado, a Justiça determinou que fazendeiros que ocupavam o território Marãiwatsédé — que tem mais de 165 mil hectares e fica entre os municípios de São Félix do Araguaia, Alto Boa Vista e Bom Jesus do Araguaia — deixassem essas áreas para uso do povo xavante.

Após a retomada da região pela comunidade indígena, Dom Pedro Casaldáglia, um dos principais apoiadores da causa, começou a receber ameaças de morte e precisou sair do Estado do Mato Grosso. Atualmente, ele vive sob proteção policial.

Para o vereador Vespoli,  essa situação não pode continuar e os debates são fundamentais para que a população saiba o que está acontecendo.  “O nosso objetivo é chamar a atenção da sociedade para o que está acontecendo com Dom Pedro, e a Câmara Municipal é um espaço para o povo se manifestar e colocar suas demandas”, afirmou.

O coordenador do Comitê de Solidariedade, Paulo César Pedrini, disse que é importante a participação da sociedade para combater esse "absurdo". "Resolvemos criar esse colegiado porque ficamos incomodados em saber que Dom Pedro e a comunidade xavante estava sendo ameaçada, sendo que a terra havia sido tomada dos índios. Precisamos ficar atentos ao que está acontecendo e apoiarmos os índios e o bispo Dom Pedro."
Durante o evento, Paulo Maldos, secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, explicou que os índios da comunidade xavante foram retirados à força em 1966 do território. 

“Estimamos que mais de duas mil pessoas ocupavam essa área pertencente aos índios. A Justiça determinou que a comunidade indígena retomasse essa localidade, e hoje todos os não-índios foram retirados do local”, afirmou. Maldos ainda revelou que os fazendeiros que ocuparam o território xavante devem mais de R$ 150 milhões em multas ambientais. “Eles nunca pagaram nada e devastaram toda aquela área”, disse.

O evento contou com a participação de representantes de várias entidades da Capital. “Precisamos participar ativamente, ir para as ruas e mostrar que estamos apoiando Dom Pedro”, disse Marcel Vitorino, coordenador da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Paulo.

O ex-vereador Jamil Murad (PCdoB) e a ex-prefeita e deputada federal Luiza Erundina (PSB) também participaram do evento.

Fonte: Site da Câmara Municipal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário