quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Erundina critica ausência de representantes da bancada feminina na Mesa Diretora

Foto: Sérgio Francês
  
Luiza Erundina cita necessidade da aprovação da PEC 590/06
Proposta de Emenda à Constituição, de autoria da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), assegura pelo menos uma mulher nas mesas diretoras da Câmara, do Senado e das comissões. Trata-se da PEC 590/06, que já foi aprovada em comissão especial, mas ainda precisa passar por dois turnos pelo Plenário antes de ir ao Senado. Em virtude do resultado das Eleições na Casa, na última segunda-feira (4), a bancada feminina voltou a ficar sem representante na Mesa Diretora.

Para a deputada Luiza Erundina, uma democracia plena e consolidada não exclui mais da metade da sociedade brasileira. "Nunca se pensa em uma deputada para preencher essa vaga garantida numa composição com base no princípio da proporcionalidade, o que reforça a afirmação que nós temos um Parlamento machista, partidos machistas e uma exclusão histórica das mulheres nos espaços de poder."

No ano passado, a única vaga ocupada por uma mulher era a primeira vice-presidência, que esteve com a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES). Neste ano, ela disputou a presidência da Câmara, mas foi derrotada por seu companheiro de partido, Henrique Eduardo Alves.

Números - As mulheres compõem 51,5% da população brasileira – o que equivale a mais de 100 milhões de brasileiras. Na Câmara, essa proporção é diferente: dos 513 parlamentares, apenas 44 são mulheres (8,57%).

Ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, a deputada Iriny Lopes (PT-ES) acredita que a aprovação da matéria seria um avanço para vencer o que chama de “barreira machista e conservadora” que há na Câmara.

"Espero que a bancada feminina consiga fazer com que a PEC entre na pauta. Vai chegar dia 8 de março [Dia Internacional da Mulher], aí votam um conjunto de projetos, a maioria deles perfumaria, que não altera substancialmente a vida das mulheres. Nós queremos um espaço garantido que dê a esta Casa a legitimidade e a dimensão democrática da sociedade."
Com informações da Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário