terça-feira, 15 de abril de 2014

Proposta de Luiza Erundina regulamenta exibição de imagem feminina na televisão

Capa do Livro "A imagem da Mulher na Mídia" de Raquel Moreno

Liderança do PSB na Câmara

A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) apresentou na Câmara o Projeto de Lei nº 7.378/2014, que regulamenta a exibição da imagem da mulher pelas emissoras de televisão. Além da deputada socialista, são autores do projeto os deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Janete Pietá (PT-SP).

Com o intuito de assegurar o princípio da igualdade de gênero e a dignidade da mulher, a proposta proíbe emissoras a exibir cenas que banalizem, legitimem, promovam ou exacerbem a violência física, psicológica, sexual, patrimonial, racial, moral, discriminatória e simbólica contra a mulher. A regra vale tanto para a programação, quanto para o conteúdo dos intervalos comerciais das emissoras de televisão aberta e por assinatura.

Pesquisa realizada pela psicóloga britânica Linda Papadopoulos, em 2010, intitulada “Sexualização dos Jovens” mostra que a exposição da sexualidade na mídia estimula a violência contra a mulher ao reforçar a ideia do sexo feminino como objeto de desejo. O estudo, encomendado pelo Ministério do Interior britânico, mostra que, desde 2004, a exibição na TV de cenas de violência contra a mulher cresceu 120%.

Para Erundina, os meios de comunicação de massa devem ter o compromisso com a igualdade de gênero uma vez que contribuem para a manutenção ou mudança na cultura da sociedade. “É inegável a penetração da televisão nos lares brasileiros e seu papel crucial na formação da opinião pública. Por essa razão, o setor deve participar de forma ativa do esforço coletivo pelos direitos da mulher”, justifica a socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário