quinta-feira, 5 de junho de 2014

Alto índice de cesarianas preocupa deputada Erundina

 03/06/2014
           














Zeca Ribeiro/Ag. Câmara  
Erundina alerta autoridades sobre excesso de cesarianas

A deputada socialista Luiza Erundina (PSB/SP) chamou a atenção para os dados de pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e pelo Ministério da Saúde e divulgada na última quinta-feira (19). Segundo o levantamento, a cesariana é o método adotado em 52% dos nascimentos. Se considerado apenas o setor privado, o índice atinge 88%. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que o índice de cesarianas seja de apenas 15%.

A deputada destacou que, segundo a coordenadora da pesquisa, Maria do Carmo Leal, o número excessivo de cesarianas expõe desnecessariamente as mulheres e os bebês a riscos no parto e no nascimento. O estudo revela ainda que quase 70% das gestantes desejam um parto normal no início da gravidez. No entanto, são levadas a desistir de sua preferência por influência de médicos ou profissionais da área da saúde, quando realizam o pré-natal, na decisão a respeito de que método preferem para a realização do seu parto.

Cesarianas são frequentes, inclusive entre adolescentes — a pesquisa revela 42% —, o que ainda é mais preocupante, visto que mulheres com vida reprodutiva precoce tendem a ter número maior de filhos e, consequentemente, estão expostas a mais riscos nas gestações futuras.

Outro aspecto grave registrado pelo estudo é a proporção de nascimentos prematuros, isto é, aqueles que acontecem antes de 37 semanas. A proporção revelada pela pesquisa foi de 11,3%. Portanto, 55% maior do que a de países da Europa, por exemplo, a Inglaterra. Quanto aos bebês nascidos com 37 ou 38 semanas, a proporção foi de 35%. A epidemia de nascidos com 37 ou 38 semanas no Brasil é, portanto, em parte, explicada pelo número elevado de cesarianas agendadas antes do início do trabalho de parto, especialmente no setor privado.

“É preciso haver medidas enérgicas do poder público, sobretudo do Ministério da Saúde, no sentido de controlar esse fenômeno excessivo de cesarianas, que tem todas as consequências reveladas por esse importante estudo”, destacou Erundina.


Liderança do PSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário