segunda-feira, 30 de junho de 2014

Movimentos sociais ganham força em congresso realizado pelo MPS na Câmara

Sérgio Francês/Lid PSB   
Erundina explica importância dos movimentos sociais nas eleições
 

O Movimento Popular Socialista (MPS) realizou, nesta sexta-feira (27), em Brasília, o IV Congresso Nacional do MPS. O evento teve como objetivo o fortalecimento da candidatura nacional do Partido Socialista Brasileiro à presidência da República e a formação de estratégia de atuação do MPS nos Estados para a atual conjuntura eleitoral.

A secretária do MPS, Maria de Jesus Matos, coordenou o início dos trabalhos e destacou a necessidade dessas estratégias sobre o tema para a campanha do pré-candidato à presidência, Eduardo Campos. “Teremos um evento dividido em três painéis, com temas importantes de palestras proferidas por deputados socialistas desta casa. Vamos referendar a democracia participativa, a questão do urbanismo, o pacto pela vida e os programas sociais. A sociedade quer discutir isso com mais ênfase”, disse Jesus.

No primeiro painel, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), proferiu palestra sobre o papel e a importância dos movimentos sociais nas eleições 2014. “O que nos cabe fazer aqui hoje não é apenas o papel ou apenas a representação, e sim assumir tarefas partidárias, tendo como pressuposto os interesses e as lutas concretas do nosso povo. Precisamos objetivar nossas ideias para não afastar o candidato da sociedade. Vamos eleger conceitos que sejam foco e garantir que eles sejam ouvidos”, explicou a socialista.

Conhecida por seu forte engajamento e militância no segmento popular, Erundina afirmou que o socialismo tem uma relação muito direta, no Brasil e no mundo, com esses movimentos. “É esse coletivo que está aqui hoje que tem uma ligação com o socialismo como modelo de sociedade, de estado e de governo. Trata-se de uma força política de transformação e de mudança.”

Ao fim do painel, Luiza Erundina elogiou a organização do congresso e reverenciou o socialismo. “Tive uma agradável surpresa com o nível da consciência politica que vi aqui. Vocês demonstraram vontade e determinação. O que me mantém ativa na politica é o socialismo, esse é o nosso patrimônio e nossa herança. Isso não pode ser apenas ‘S’ na sigla de nossa legenda, temos que ter a concepção de conquista e exercício justo do poder. O socialismo é isso, uma utopia que não se cumpre em nosso tempo de vida”, encerrou a deputada.

Políticas de acessibilidade – O deputado Dr. Ubiali (PSB-SP) assumiu o terceiro painel proferindo palestra sobre sustentabilidade e mobilidade urbana com foco na política de acessibilidade. “Antes de tudo, gostaria de lembrar a todos que sou presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (Apae-SP). Esta entidade também é um movimento social, se levarmos em consideração sua história de envolvimento com as causas sociais.”

Em seguida, Ubilai apresentou dados e curiosidades sobre o tema. “Precisamos incluir de fato tudo que possa melhorar, cada vez mais, os ambientes em espaços acolhedores e acessíveis, compreender necessidades e diversidades, respeitando o direito de cada um. Isso se faz com um planejamento urbano centrado e é importante e necessita ser apoiado”, argumentou.

Catástrofes Ambientais – O deputado Glauber Braga (PSB-RJ) explanou aos participantes da reunião um assunto de extrema preocupação nacional, as catástrofes ambientais. No início, o parlamentar contou experiência que vivenciou em seu estado, no dia 12 de janeiro de 2011. “Por muito tempo imaginamos que no Brasil não houvesse desastres climáticos, mas isso infelizmente não é verdade. Por mais que uma região possua uma Defesa Civil preparada para prever um evento desses, é necessário que a população também esteja preparada”, disse Glauber.

parlamentar garantiu que o presidente da Legenda, Eduardo Campos, tem o tema como prioridade em sua agenda eleitoral, para que seja colocado em prática no governo. “Entretanto o atual Governo está em dívida com a aprovação de uma lei que trata sobre as catástrofes ambientais. Se não tivermos um movimento social organizado, não avançaremos numa política de prevenção. Temos o desafio de sensibilizar aqueles que não sentiram na pele o que é perder sua casa e sua família”, finalizou.

Ao final do evento, a Executiva Nacional do MPS realizou eleição para eleger a nova direção. A maioria dos delegados presentes votou pela manutenção de Maria de Jesus Matos à frente do MPS.

Portal PSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário